Recorde de acesso em:
09/05/2011
é de 923
Total Visitas Únicas: 2.810.455
Visitas Únicas Hoje: 170
Usuários Online: 54
Sistema de Busca
Documento sem título

Newsletter Espacomaria
Receba nossas atualizações diretamente no seu Email - Grátis!
 

Visões com Maria
Artigos sobre visões que santos e leigos tiveram com Nossa Senhora









Visto: 1865 - Impresso: 62 - Enviado: 13 - Salvo em Word: 14
Postado em: 05/03/10 às 07:39:45 por: James
Categoria: Visões com Maria
Link: http://www.espacomaria.com.br/?cat=27&id=1956
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Visões com Maria


Que culto devemos prestar a Nossa Senhora e aos Santos?


Existem três cultos possíveis, são eles começando pelo de maior "grandeza"

1. culto de latria (grego: "latreuo") quer dizer adorar - É o culto reservado a Deus.

2. culto de dulia (grego: "douleuo") quer dizer honrar. É devido aos Santos

3. culto de hiperdulia (grego: hyper, acima de; douleuo, honra) ou acima do culto de honra, sem atingir o culto de adoração. É devido a Nossa Senhora.

A palavra idolatria provem desta terminologia: ídolo + latria, ou seja, culto de adoração prestado a um ídolo que não seja Deus, por isso é um pecado. Encontramos várias formas de idolatria; não só de imagens como alguns acham, mas, também do dinheiro, sexo, poder, status, do próprio eu e tudo que desmerece a Nosso Senhor Jesus Cristo como soberano do universo e da sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

O culto que devemos prestar a Nossa Senhora é o de hiperdulia, este culto está acima da dulia, mas, não chega à latria. A dulia é o culto prestados aos santos.

Estes três termos são técnicos, de linguagem teológica, por tanto, não é necessário ao católico leigo saber estes conceitos, pois, implicitamente nós prestamos de forma correta estes três cultos sem saber seus respectivos nomes. Vamos a alguns exemplos:

Quando rezamos o Pai-Nosso, quando pedimos piedade a Deus, a Nosso Senhor Jesus Cristo, quando reconhecemos a supremacia de Deus como criador, Senhor do Universo, Santo dos Santos e sua divindade maioral e fundador da Santa Igreja Católica Apostólica Romana estamos implicitamente prestando o culto de latria. Caso o contrário, se prestamos o culto de latria a outros seres, estamos cometendo a idolatria, isso ocorre não só quando atribuímos a imagens ou estátuas qualidades inerentes a Deus, Nosso Senhor, como a divindade, a soberania, o dom da criação entre outras qualidades, mas, também quando, colocamos o dinheiro, o sexo, a vaidade acima de Deus; também, cometemos idolatria quando fundamos outras igrejas, por conseguinte, outras doutrinas, pois, se Jesus Cristo fundou uma Igreja, então, somos obrigados a nos submeter às leis desta.

Agora quando rezamos a Ave-Maria, a Salve Rainha, o Santo Rosário entre outras orações a Nossa Senhora, quando nos dirigimos a Nossa Senhora reconhecendo sua intercessão onipotente, Imaculada Conceição, sua gloriosa Assunção aos céus, sua coroação como Rainha do Céu e da terra e todas as leis que a Santa Igreja promulga sobre sua pessoa, estamos prestando culto de hiperdulia.

Já a dulia é um culto mais simples, ela ocorre quando rogamos aos santos pela sua intercessão, como por exemplo, quando pedimos a São Cristovão, protetor dos motoristas, pilotos e todo o tipo de condutores, proteção durante nossa viagem, ou quando um  militar pede a Santo Expedito, padroeiro dos militares, sua proteção durante uma guerra ou uma perseguição a marginais, no caso de policiais militares.

Por tanto, estas três definições de culto não são necessárias serem conhecidas pelos leigos para que estes possam, corretamente, se dirigir a Deus, a Nossa Senhora e aos Santos, basta que o católico saiba como fazê-lo, para isso, a Santa Igreja criou seu catecismo para cumprir a missão que Nosso Senhor Jesus Cristo confiou a sua Igreja quando veio a Terra: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo."

 



quo primo tempori



       





Postado por: James - www.espacomaria.com.br em: 05/03/10 às 07:39:45 h.


Saiba como contribuir com nosso site:

1) O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!   [ Leia + ]

2) - Receba diariamente os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui! é grátis!
 
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por aqui!

4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações clique no botão abaixo.




LEIA TAMBÉM




Copyright 2006 - 2015 - www.espacomaria.com.br - Todos os Direitos Reservados - Santarém - Pará - Brasil
Desenvolvido por: ESPACOJAMES