Recorde de acesso em:
09/05/2011
é de 923
Total Visitas Únicas: 2.747.120
Visitas Únicas Hoje: 138
Usuários Online: 43
Sistema de Busca
Documento sem título

Newsletter Espacomaria
Receba nossas atualizações diretamente no seu Email - Grátis!
 

Artigos









Visto: 1021 - Impresso: 45 - Enviado: 9 - Salvo em Word: 3
Postado em: 27/02/10 às 07:28:48 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacomaria.com.br/?cat=8&id=1909
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


Destino une imagens da Imaculada de Nagasaki e Guernica
As cabeças das “Marias bombardeadas” serão expostas no Museu da Paz

Por Patricia Navas 

GUERNICA, sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 (No dia 26 de abril de 1937, o primeiro bombardeio contra uma população civil, levado a cabo pela Legião Condor sobre Guernica (Espanha), atingiu a capela da Imaculada da igreja de Santa Maria, da cidade espanhola.

Da figura da Virgem que lá se venerava, só sobraram restos da cabeça, explica a Zenit o pároco de Guernica, Iñaki Jáuregui.

Oito anos depois, em 9 de agosto de 1945, a bomba atômica destruiu a catedral de Urakami, na cidade japonesa de Nagasaki.

A escultura de madeira, inspirada na Imaculada Conceição de Murillo, que se encontrava no centro do altar da catedral, sofreu um destino similar ao da Virgem de Guernica.

Entre as cinzas a que ficou reduzido o templo, foi achada a cabeça da Imaculada com as órbitas oculares vazias, as bochechas e o cabelo carbonizados e uma fissura junto ao olho esquerdo, que muitos interpretam como uma lágrima. Atualmente, a imagem é conhecida no lugar como “Maria bombardeada”.

As duas “Marias bombardeadas” se encontrarão no próximo mês de abril e serão expostas juntas temporariamente, no Museo de la Paz de Guernica.

O encontro será possível graças a uma “peregrinação de paz” de Nossa Senhora de Urakami à cidade basca, por ocasião do 65º aniversário do bombardeio no Japão.

O arcebispo de Nagasaki, Dom Mitsuaki Takami, encabeçará a peregrinação e presidirá a Missa pelos defuntos na paróquia de Guernica, no dia 26 de abril, aniversário do bombardeio da cidade basca, segundo informou a Zenit o responsável pela organização dos eventos de Guernica, Luis Iriondo.

Também está prevista uma apresentação de músicos do grupo de peregrinos japoneses no teatro da cidade, um evento no cemitério e uma exposição sobre os bombardeios atômicos em Hiroshima e Nagasaki no Museo de la Paz.

Guernica foi destruída durante a Guerra Civil Espanhola, quando foi bombardeada por aviões alemães, acontecimento que Pablo Picasso plasmou em uma de suas pinturas mais famosas.

Para Iriondo, sobrevivente daquele bombardeio, agora todos – atacantes e vítimas – “poderão compreender-se e caminhar juntos e em paz”.

Por sua parte, o arcebispo Takami, cujos familiares mais próximos morreram devido à bomba atômica, declarouque “a paz nunca pode ser estabelecida com violência”.

“A eliminação das armas nucleares não progrediu muito – lamentou. Espero que a peregrinação não só permita que mais pessoas conheçam o sofrimento causado pelo bombardeio atômico, mas que também se converta em um apelo de paz, com o uso de métodos não violentos.”

Em referência à cabeça de Nossa Senhora atingida pelo bombardeio de Guernica, o arcebispo exclamou: “Nós também temos uma aqui: é incrível!”.

A Virgem de Urakami saiu do Japão duas vezes, mas a deste ano será a primeira peregrinação.

Ainda que o programa não esteja totalmente definido, está previsto que o grupo de fiéis japoneses que acompanhará a Imaculada em sua viagem visite também outros lugares da Espanha, como a Basílica do Pilar, de Zaragoza, e o Templo da Sagrada Família, de Barcelona.

A peregrinação, sugerida por um católico japonês, poderia incluir também visitas a Lourdes e Roma, assim como a participação em uma audiência com o Papa Bento XVI no Vaticano.



Divina Misericordia



       





Postado por: James - www.espacomaria.com.br em: 27/02/10 às 07:28:48 h.


Saiba como contribuir com nosso site:

1) O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!   [ Leia + ]

2) - Receba diariamente os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui! é grátis!
 
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por aqui!

4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações clique no botão abaixo.




LEIA TAMBÉM











Copyright 2006 - 2015 - www.espacomaria.com.br - Todos os Direitos Reservados - Santarém - Pará - Brasil
Desenvolvido por: ESPACOJAMES